“Sou uma Mulher do caraças”

Partilhar

Não, não e não. Não estou a falar de mim. Aliás, não estou a falar somente de mim, mas sim a referir a todas as Mulheres que chegam à maturidade e sentem-se plenas na sua personalidade, nas suas escolhas profissionais, na sua sexualidade, na maternidade e na conquista do seu amor-próprio. Não é fácil chegar à frase “Sou uma Mulher do caraças”.

É uma simples frase, mas que carrega muita luta, muitas aprendizagens, muitas quedas (desilusões) e resiliência. Mulheres que vivem sem medo… do julgamento, dos desafios pessoais e profissionais, das críticas e, principalmente, sem medo de falhar. Falhar é somente uma ação onde não acertamos à primeira, e talvez nem à segunda ou terceira. Mas virá o dia em que valerá a pena não ter desistido dos nossos sonhos, sejam eles quais forem.

“Uma Mulher do caraças” foi uma expressão que ouvi da minha querida amiga Vitória. Pensei: – “Sou eu.” Também és tu que trabalhas, tomas conta dos filhos, estudas, fazes croché ou escreves livros. És tu que chegas a casa cansada do trabalho e, ainda por cima, tens uma carrada de serviço para fazer em casa. As lides caseiras são constantes e nunca remuneradas, nem reconhecidas por vezes. “Uma Mulher do caraças” não baixa os braços perante as adversidades da vida. Arregaça as mangas e bora trabalhar. Ainda tem de se reconstruir positivamente como Mulher e mostrar que é capaz de vencer às suas próprias custas.

Quando acredita que é possível… já está a executar. E muito bem. Uma Mulher é capaz e tem força para ser boa mãe, professora, enfermeira, psicóloga, amiga, confidente e dona de casa. Pois ela cuida, ensina, ama e escuta. Mas uma Mulher também não é perfeita, nem precisa de ser. Aliás, é aborrecido. Ela tem a capacidade de errar, assumir o erro e ainda aprender com ele. Também pede desculpa quando necessário e está sempre disponível para se reinventar. Também sabe que os afetos são muito importantes. E se mantiver o sorriso e a boa disposição, é uma Mulher Extraordinária. Se chorar quando estiver triste ou magoada, também é extraordinária, porque tem o direito de viver os bons e os maus sentimentos e as emoções.

O importante é exprimir o que lhe vai na alma. Este é um exercício que fazemos com frequência quando atingimos a maturidade. E tu? Acreditas que mereces tudo de bom do que te acontece? Se acreditas é porque sabes exatamente o teu valor como Mulher. Sabes as tuas qualidades e aceitas as tuas imperfeições com consciência e maturidade. Se amanhã conseguires ser melhor do que foste hoje, então estás no caminho certo.

Eu trabalho 8 horas por dia numa empresa, faço rissóis caseiros para vender, cuido da casa e da família. Consegui realizar o meu sonho como escritora, publicando até à data 6 livros, e ainda me mantenho com a garra, energia positiva e alegria que me caracteriza. Muitas vezes apetece-me desistir, mas essa palavra não faz parte do meu vocabulário. “Sou uma Mulher do caraças” porque sou bem-sucedida pessoal e profissionalmente.

Créditos: Susana Pinto

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on ““Sou uma Mulher do caraças”

  1. Gostei, realmente com a energia que tem , escreve com uma garra fantástica. Muito transparente, verdadeira , e com realidade necessário para se escrever, nesta vida atarefada, onde a falta de tempo é uma luta dantesca.
    Parabéns e força!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *