Presépios satíricos: Autarcas da Póvoa de Varzim e Barcelos protestam contra odores do aterro da Resulima

Partilhar
Read Time:1 Minute, 48 Second

Alguns autarcas da Póvoa de Varzim e Barcelos uniram esforços num acto de protesto incomum contra os persistentes e desagradáveis odores provenientes do aterro da Resulima, localizado na freguesia de Paradela, concelho de Barcelos. Decidiram oferecer presépios satíricos, retratando a Sagrada Família perturbada pelos odores nauseabundos provenientes da unidade de tratamento da Resulima, que afetam as comunidades vizinhas.

Estes presépios, concebidos em Barcelos, têm um simbolismo poderoso, sendo mais do que simples decorações natalícias. Representam um apelo contundente às autoridades para que ajam prontamente na resolução deste sério problema para as populações. Ao escolherem esse ícone religioso para expressar o desconforto causado pelos odores insuportáveis, os autarcas procuram não só chamar a atenção, mas também exigir uma resposta eficaz e imediata das entidades responsáveis.

Este gesto não é uma estreia no contexto das manifestações públicas contra os odores do aterro da Resulima. No ano passado, a junta de freguesia de Laúndos, liderada pelo autarca Félix Marques, instalou um presépio de grandes dimensões numa rotunda da freguesia, como uma representação simbólica dos maus cheiros provenientes do aterro. Agora, essa ação ganha maior visibilidade ao oferecerem os presépios não só às entidades que apoiaram a causa, mas também às instituições ambientais e governamentais, com a esperança de gerar uma mudança de perspetiva e ação.

Os autarcas estão comprometidos em manter a pressão sobre essa questão premente. Comprometem-se a retomar manifestações públicas de desagrado, em conjunto com a petição pública “Resulima Fede”, que já circula ativamente nas redes sociais. https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT118075

O objetivo é claro: levar este assunto crucial para debate na Assembleia da República, onde medidas eficazes possam ser discutidas e implementadas.

A oferta destes presépios satíricos não é apenas uma representação simbólica, mas sim um apelo veemente à ação e à responsabilidade. Enquanto a época festiva se aproxima, os autarcas desejam que a verdadeira dádiva seja a restauração da qualidade de vida das comunidades afetadas, libertando-as do incómodo diário causado pelos odores nauseabundos.

A freguesias envolvidas nesta iniciativa são: Laúndos, Rates, Estela, Aguçadoura e Navais, Concelho da Póvoa de Varzim, e de Barqueiro e Cristelo, Concelho de Barcelos

Fotografia: Junta de freguesia de Laúndos

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *