Plogging Challenge Portugal 2023
Caminho com um novo propósito desde Julho de 2021: deixar a minha freguesia, o meu país e o planeta mais limpo e livre de plástico.
Desde então que tenho vindo a organizar e a divulgar o «plogging», um termo cunhado pelo atleta sueco Erik Ahlströmem 2016. Esta é a nova forma de praticar exercício físico (caminhada ou corrida) e, ao mesmo tempo, cuidar do ambiente («dois em um!»). E é tão fácil: uma luva e um saquinho reutilizável e lá vou eu fazer a minha caminhada regular. Trata-se ainda de uma variante do Voluntariado Ambiental.
Defini vários objetivos: praticar plogging (quase) diariamente – o meu diário «plogging»; organizar e promover eventos plogging no meu concelho – o projeto «Plogging nas 31 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira» prestes a ficar concluído; e noutros locais do país.
Ainda em 2021 surgiu-me a ideia do PLOGGING CHALLENGE PORTUGAL. A primeira edição ocorreu em 10 de Outubro de 2021 (244 voluntários distribuídos por 9 distritos); a segunda edição prolongou-se por três dias em Abril de 2022 (950 voluntários e 37 eventos entre a Região Autónoma da Madeira e 12 distritos) e, este ano, prepara-se a 3ª edição que se estenderá entre 15 e 23 de abril. Desta vez, tenho o apoio de alguns amigos: Ângelo Neto (Aprisof – Paredes), Véronique Tomaz (Eco.dogs.walk – Caldas da Rainha) e da Susana Pereira, fundadora do grupo Tondela Plogging.
Para esta edição de 2023, foram convidados todos os municípios portugueses; associações e organismos não-governamentais ligados ao Ambiente; empresas; juntas de freguesia; escolas; escuteiros e pessoas individuais. Continuamos, dia-a-dia, a convocar todos os cidadãos a participar deste mega evento de 9 dias em que caminharemos juntos com um novo propósito: cuidar da nossa casa comum!
Ainda faltam 2 meses e meio e já temos a Região Autónoma da Madeira,10 distritos e 28 eventos previstos (sendo que 4 são da responsabilidade das câmaras municipais da Azambuja, Sever do Vouga, Mealhada e Albufeira).
Todos, literalmente todos, estão convidados a participar e até a aventurar-se a organizar um evento lá onde quer que estejam naquelas datas! Pode ser um evento de uma pessoa, porque não? Caro leitor, não deixe de participar porque não tem companhia!
Cada organizador local tem como missão promover uma caminhada com recolha de resíduos e respetiva reciclagem. No final, serão divulgados os resultados por evento e os resultados globais: o número de participantes, o número de quilómetros percorridos e a quantidade de sacos de lixo recolhido!
Os resíduos não são lixo. Temos que olhar para eles como recursos!
Para mais informações, contactar a Organização através do endereço eletrónico ploggingchallengeportugal@gmail.com
Artigo de opinião de: Céu Mota
Professora de Piano
Criadora da Página PLOGGING Santa Maria da Feira, PORTUGAL https://www.facebook.com/groups/4159350047485921Finalista do Prémio «Junta-te ao Gervásio»Candidata ao Desafio Faz Pelo Planeta by Electrão
Average Rating