“Pandemia controlada” permite regresso da Festa das Rosas, na freguesia de Vilar de Figos.
Após um interregno de 2 anos, a sobejamente conhecida festa em honra de Nossa Senhora do Rosário (Festa das Rosas), volta a ser realizada para regozijo da população de Vilar de Figos, Barcelos.
A 22 de março de 2020, a Comissão de festas anunciou o cancelamento da festa, na sua página do Facebook: “É com grande tristeza que fazemos este comunicado, mas o importante é que para o ano possamos todos juntos e com saúde continuar esta linda tradição”.
Não houve a habitual festa, mas foi transmitida a missa em honra à padroeira, para satisfação da população. Para desilusão de todos os que vivem orgulhosamente esta festa, em 2021, a situação pandémica e as restrições impostas pelo governo e DGS acabaram por novamente estragar os planos da organização, que se viu numa situação delicada, com os compromissos assumidos e todo um trabalho meticulosamente e arduamente desenvolvido ao longo de mais de um ano.
“Devido às restrições ainda em vigor, não será possível, neste ano de 2021, realizar a Festa das Rosas com a alegria e união que todos desejávamos”, escreveu assim a Comissão de festas à população, uma vez mais na sua página do Facebook. Homens e mulheres de garra e com devoção demonstrada à padroeira da sua freguesia recusaram baixar os braços e decidiram organizar uma espécie de caravana com a imagem da Padroeira apoiada num andor numa carrinha de caixa aberta, e percorreram as várias ruas da freguesia, com o objetivo de fazer chegar à comunidade uma mensagem de fé e esperança, num momento delicado que se atravessava.
Com várias restrições levantadas e uma situação pandémica mais controlada, a tradicional e nacionalmente conhecida “Festa das Rosas” de Vilar de Figos será finalmente possível. As festividades realizam-se de 18 a 24 de Abril, e decorrerá dentro dos moldes das edições anteriores. O ponto alto musical será no dia 23, com a atuação de Emanuel e a sua banda, pelas 22:30.
Confira aqui o programa das festividades:
SEGUNDA-FEIRA 18 A QUINTA-FEIRA 21
19:30 Horas
Novena preparatória para as Festividades.
SEXTA-FEIRA 22
07:00 Horas
Alvorada com salva de Morteiros.
20:30 Horas
Missa em honra de Nª Srª do Rosário, a que se seguirá uma Majestosa Procissão de Velas, com saída da Igreja Paroquial.
SÁBADO 23
07:00 Horas
Alvorada com salva de Morteiros.
Seguida de Música Gravada durante o dia.
15:00 Horas
Espetáculo de cantar ao desafio com Maria Celeste e Domingos Soalheira.
21:30 Horas
Início do espetáculo musical com Filipa Menina.
22:30 Horas
Entra em palco de Emanuel e a sua banda.
24:00 Horas
Grande sessão de fogo de artifício.
DOMINGO 24
08:00 Horas
Missa Dominical em Honra de Nª Srª do Rosário, abrilhantada pelo Grupo Coral da Freguesia.
09:00 Horas
No terreiro, ricamente ornamentado, darão entrada as afamadas Bandas de Música Fermentelos (a) velha ou Banda Marcial e a Banda de Golães – Fafe.
15:00 Horas
Terço e Sermão por um distinto orador Sagrado.
Em seguida sairá uma deslumbrante PROCISSÃO com vários andores e dezenas de figurados, acompanhados pelo típico CARRO DAS ROSAS, espalhando por todo o percurso lindas e perfumadas flores.
No Final, terá início um interessante debate musical tocando alternadamente as duas Bandas de Música, que se prolongará até ao fim das festividades (pausa das 19 horas até às 21 horas).
23:00 Horas
Início da despedida das bandas.
24:00 Horas
Fim das festividades com uma grande sessão de fogo de artifício.
Fonte: https://www.festadasrosas.pt/
Average Rating