O Regresso do Futebol Popular

Partilhar

O Futebol popular regressou e trouxe consigo muitas novidades. A primeira está relacionada com a nova direção da AFPB- Associação Futebol Popular de Barcelos, que foi a eleição em lista única. A Direção é presidida por Fernando Sineiro, que em breve teremos a disponibilidade de entrevistar no jornal Noticias do Cávado.

Esta nova direção trouxe consigo uma proposta de mudança em relação aos formatos dos campeonatos de futebol Popular, essencialmente para as épocas futuras, mas também no formato de apuramento das equipas para a “Final-Eight” (fase fina) da competição, em que serão apurados os 8 melhores classificados das 3 séries (A, B e C). Desta forma, os 2 primeiros classificados de cada série serão apurados diretamente para a fase final, assim como os dois melhores terceiros classificados, que se apurarão através de coeficiente, ou seja, de média de pontos por jogos disputados. Esta alteração varia da época transata, devido ao facto de uma das séries ter menos uma equipa do que as restantes, o que corresponde a menos dois jogos disputados por cada equipa na fase regular.

As alterações nos formatos não ficam por aqui, sendo que também já ficou definido que os 14 melhores da fase regular alinharão a primeira divisão da próxima temporada, e que os restantes clubes serão sorteados pelas duas séries na segunda divisão. Na continuidade das épocas seguintes, as duas melhores equipas de cada série terão um lugar na primeira divisão, e simultaneamente as 4 equipas com menos pontos da 1ª divisão descerão para a inferior.

Mais uma vez, no apuramento dos 14 melhores que irão para a primeira divisão na próxima época, será utilizado o modo de coeficiente, sendo apurados os 4 primeiros de cada série e os dois melhores quintos classificados em média de pontos por jogo. No que toca ao futebol em si, muitas expectativas foram criadas e muitas alterações existiram nas equipas, quer na parte técnica, quer nos planteis, onde vários clubes remodelaram significativamente as formações e os investimentos.

Destaque ainda para a equipa da freguesia de Campo que regressou à família do futebol popular esta temporada. Despeço-me assim com um até breve, porque certamente nos encontraremos no próximo domingo num dos campos de futebol do nosso concelho e no programa “Pé na Bola” da Rádio Barcelos.

Artigo: Gonçalo Santos

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *