O que está “Por detrás do espelho”?
Em tom de brincadeira, esta é a pergunta que mais me fazem quando apresento ou publicito o meu recente livro “Por detrás do espelho”. Em tom de brincadeira e sarcasmo, respondo também com ironia.
Normalmente, quando me apresento a alguém que acabo de conhecer ou com quem sei que vou lidar, começo por falar dos meus defeitos. Vou avisando que tenho um péssimo feitio e que quando estou chateada levo tudo à frente, ou talvez não.
Viver e conviver comigo é tudo menos monótono. Sou muito tagarela, infantil e extrovertida. Também sou irreverente e mimalha, até mesmo caprichosa, arrogante e exibicionista. Sou temperamental e ciumenta. Tenho um sorriso maroto, um corpo bem definido e sou mais gira do que querida (esta frase copiei da música dos D.A.M.A). Muito imprevisível, sincera e determinada, gosto de arreliar e é muito difícil compreender-me. Às vezes sou fria. É preciso muita paciência para me aturar.
Tenho montes de defeitos e algumas qualidades, mas também tenho algumas certezas (só algumas): sigo sempre os meus sonhos com persistência, tenho os pés bem assentes na terra, sei exatamente o que me faz feliz e luto pelos meus objetivos.
Sou uma pessoa que facilmente cria empatia com os outros, muito airosa e riu-me bastante dos meus defeitos. Adoro comunicar e procuro ser muito afetuosa comigo e com os outros. Sinto-me realizada pessoal e profissionalmente, e tenho a sorte (ou sabedoria) de valorizar quem me fez e faz bem, aceitando-me como sou.
Por isso, o meu reflexo no espelho mostra-me uma mulher que aprendeu a valorizar-se e a amar-se para não aceitar migalhas de afetos. Nós não somos pombos para aceitarmos migalhas.
Como escritora procuro nos meus livros incentivar as pessoas a investirem na sua sanidade mental, reforçando a autoestima e o amor próprio. Curar as feridas emocionais é essencial. Não é fácil, mas não precisamos dificultar.
Assim, ensinamos como merecemos ser bem tratados e respeitados. E o sentido de humor é fundamental na construção da nossa personalidade carismática e independente.
Aceita que o espelho pode ser o teu melhor amigo. Usa-o com sabedoria. Podemos não ser perfeitos, mas podemos viver em paz com as nossas imperfeições.
Average Rating