Nova estátua “A Peregrina” em Barcelos homenageia Caminho de Santiago
A cidade de Barcelos recebeu ontem uma nova obra de arte: a escultura “A Peregrina”, da autoria do artista local Joaquim Esteves. A peça, instalada no Campo 5 de Outubro, também conhecido como Jardim Velho, pretende homenagear os peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago e a importância deste trajeto para a região.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, enalteceu a criatividade do artista e o simbolismo da obra. “A Peregrina” representa a fé, a perseverança e a procura por um objetivo superior, valores que se identificam profundamente com o espírito do Caminho de Santiago”, referiu o autarca.
Mário Constantino aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do município em valorizar e melhorar as condições do troço do Caminho de Santiago que atravessa Barcelos num percurso de 42 km.
Por sua vez, Joaquim Esteves nas redes sociais expressa a sua gratidão à Câmara Municipal pelo apoio à concretização da obra. “A Peregrina” é mais do que uma escultura, é uma declaração de amor à minha terra e à sua história”, escreveu o artista.
A escultura, representa uma figura feminina com os braços erguidos em direção ao céu. A sua expressão e a sua postura firme transmitem a força e a determinação dos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago na procura de redenção ou crescimento pessoal.
“A Peregrina” vem enriquecer o património artístico e cultural de Barcelos e constitui um novo ponto de interesse para os visitantes da cidade. A obra serve também como um lembrete da importância do Caminho de Santiago para a região e do papel que Barcelos desempenha neste trajeto histórico e religioso que vai muito além da Lenda do Galo de Barcelos.
Fotografia: Município de Barcelos
Average Rating