
Horácio Barra confirma candidatura à comissão politica
Tal como o jornal Noticias do Cávado tinha avançado em primeira mão, o atual vereador do município de Barcelos Horácio Barra, confirma candidatura à comissão politica concelhia do partido socialista.
Em nota enviada à nossa redação pela acessoria, o último candidato do PS à câmara municipal, assume que: o PS-Barcelos não está bem e que só haverá futuro se acabarem com egoísmos pessoais e lógicas de grupos, apelando à unidade do PS e mencionando ainda que caso seja eleito presidente do órgão concelhio, o seu nome não será forçosamente o indicado para a candidatura à câmara municipal, apontando uma auscultação.
Comunicado enviado à redação do jornal Noticias do Cávado:
“UNIR O PS PARA SERVIR BARCELOS
O estado a que chegou o desacerto entre os socialistas barcelenses obriga-me a uma ponderação sobre o tema actual, que é o processo de candidatura à Presidência da Concelhia de Barcelos do PS
Mário Soares, que foi um político singular, lutador, íntegro e sem medo de dizer o que pensava afirmou que “Só é vencido quem desiste de lutar”.
Revejo-me totalmente nestas palavras e por Barcelos e pelos Barcelenses nunca deixarei de lutar, como o fiz no passado e, em condições muito difíceis, em 2021, quando encabecei a candidatura pelo PS à Câmara Municipal de Barcelos.
Mas, lutar é também ter a coragem de não apenas ir a votos, mas sobretudo alertar para os problemas e para as dificuldades internas e externas, com determinação e a pensar no superior interesse de Barcelos.
Assumamos, de uma vez por todas e sem hipocrisia, que o PS/ Barcelos não está bem e que só haverá futuro se acabarem os egoísmos pessoais e as lógicas de grupo e dos interesses difusos. Os socialistas devem concentrar-se em construir uma unidade séria na acção politica, que permita a apresentação de um programa para resolver os problemas dos barcelenses e fazer crescer a qualidade de vida de todos.
Temos de colocar a Câmara Municipal a Servir Barcelos e os Cidadãos, objetivo principal de quem se dedica à causa pública!
Generalizadamente os cidadãos reclamam também vinculação ética dos seus candidatos aos princípios e valores do PS, em que não há lugar para traidores desses valores, para a corrupção e para comportamentos antidemocráticos ou oportunistas.
Não posso, por isso, deixar de apelar aos Socialistas de Barcelos para que ponderem e abram os olhos, sem deixarem de respeitar a história e a herança deste partido, que foi essencial para a consolidação da democracia em Portugal e, por isso, também em Barcelos.
A solução para o PS, em Barcelos, passa por uma candidatura e liderança fortes, que seja agregadora e de unidade, sem divisões, no respeito da diversidade, mas também sem cedência a interesses individuais ou de grupo.
Não bastam só palavras, pois é preciso consolidar a unidade na acção política.
O PS tem de apoiar todas as freguesias, sem exceções ou desequilíbrios, os seus Presidentes de Junta e de Uniões de Freguesia e apoiar ainda o desenvolvimento harmonioso de todo o concelho, sem esquecer a construção de uma sociedade barcelense livre, justa e solidária para todos, jovens e menos jovens.
Quem me conhece e quem conhece o meu percurso de vida, sabe que estou na política para servir e para dar o meu melhor contributo para o desenvolvimento da nossa terra.
Não procurei, nem procuro fama, cargos ou honrarias.
E é com esse sentido de missão e de militante responsável que, após ponderação, declaro sem reservas que apoiarei uma solução que respeite esses objetivos e em consequência tenho que declarar também a minha disponibilidade, enquanto militante, para liderar a concelhia do Partido Socialista nos próximos dois anos.
Seria muito mais confortável nada fazer! Mas, não consigo, em consciência, olhar para o lado e fazer de conta que nada se passa.
Assim, apresento-me, uma vez mais, para dar a cara pelos valores que para mim são essenciais defender.
Cabe aos militantes e simpatizantes do PS pronunciar-se. Pela minha parte defenderei, sempre, a unidade na acção e solidariedade políticas, agregando quem abraçar os mesmos princípios e valores, pois estou convicto de que a proliferação de candidaturas só aumentará a divisão e levará a um desastre eleitoral óbvio.
Se este não for o pensamento maioritário dos Militantes, Presidentes de Junta do PS e simpatizantes, então cada um assumirá as suas responsabilidades políticas e retirarei daí as necessárias consequências.
Por último, a candidatura a Presidente da Câmara em 2025, que não terá de ser de quem vier a ser eleito Presidente da Concelhia, só deverá ser decidida após auscultação de todos os militantes e após sondagem a realizar até ao inicio de 2025. Essa candidatura tem de refletir a unidade do PS sem perturbação de estranhos ao PS e daqueles que no passado tudo fizeram para derrotar o PS em 2017 e 2021, mas ouvindo tambem os Barcelenses.
Aliás, na defesa do superior interesse dos Barcelenses é necessária a agregação dos simpatizantes e dos cidadãos que não se revêem na maioria que tem governado a Câmara.
Na verdade, o PS tem de se afirmar como a única alternativa forte e capaz de derrotar esta coligação de direita que governa a Câmara, que não tem conseguido resolver os problemas da nossa terra.
Não nos resignamos e, por isso, como “Só é vencido quem desiste de lutar” apelo a que todos digam “presente” para a necessária concretização duma urgente unidade na Acão politica e para uma candidatura de unidade.
Barcelos, 9 de Junho de 2024
Horácio Barra
Vereador da CMB eleito pelo PS”
Foto: Facebook PS Barcelos
Average Rating