Futebol Popular – A Época Atípica
Caros Barcelenses,
Início, hoje, a minha colaboração com o jornal “Notícias do Cávado”. Este artigo é direcionado a uma das maiores riquezas do concelho de Barcelos: o Futebol Popular. Para quem conhece, sabe do que falo, e para quem desconhece, trata-se do maior evento desportivo realizado em Barcelos, envolvendo grande parte das freguesias.
Depois da pausa forçada devido à pandemia Covid-19, o Futebol Popular regressou, porém de forma condicionada. O formato dos campeonatos foi reconfigurado, de uma forma que não agradou à maioria dos participantes, diretos e indiretos. Neste novo modelo extinguiu-se as divisões (1ª e 2ª), e criou-se 3 séries (A, B e C), em que os 8 melhores classificados no global seguem para os “Play-offs” de apuramento de campeão (fase que se inicia este fim de semana). As restantes equipas terminam, assim, a temporada oficial.
No passado sábado, a fase regular das 3 séries chegou ao fim, com 8 equipas a seguirem em prova para o apuramento de campeão, e as restantes 28 equipas a terminarem a época.
Na Série A, o Carapeços e o Leocadenses fizeram as “honras habituais” e terminaram em primeiro e segundo lugar, respetivamente, realizando uma fase regular muito positiva. No entanto, foi algo que já era esperado, olhando para o histórico de ambas as equipas. O Perelhal, como foi um dos 3 melhores terceiros classificados das 3 séries, também seguiu para a fase seguinte da competição.
Na Série B, apenas seguiram duas equipas, sendo uma delas o Macieira, que foi a equipa com mais pontos das 3 séries, tendo realizado um campeonato positivamente inesperado. O segundo classificado, que também vai à fase seguinte, foi o Leões da Serra, que, com a sua mistura de experiência e irreverência, fez um bom campeonato, sendo algo que também já se esperava. O Carvalhal “vendeu caro” o acesso à fase final, pois com o mesmo número de pontos do Perelhal, não conseguiu atingir o objetivo e ficou pelo caminho.
Na Série C, o Oliveira foi o “pior” dos primeiros classificados das 3 séries, em matéria de pontos, mas foi a única equipa invicta em toda a fase regular. Ainda ninguém os venceu esta temporada! Se não fosse os nove empates do Palme, seria o Oliveira o “Rei dos empates”. O Pereira foi mais uma agradável surpresa, pelo campeonato positivo que realizou e pela forma como “vendeu caro” o título de Campeão de Série ao Oliveira. No terceiro posto, o Remelhe foi o melhor dos terceiros classificados, mas, pessoalmente, esperava mais desta equipa na fase regular da competição.
No próximo fim de semana arranca a fase de apuramento de campeão e o “play-off”, que será realizado a duas mãos. Terá os seguintes jogos:
• Remelhe vs Carapeços
• Perelhal vs Macieira
• Leocadenses vs Oliveira
• Pereira vs Leões da Serra
Vamos aguardar, ansiosamente, pelo desfecho desta fase final da competição, para conhecermos o tão ansiado Campeão do Futebol Popular. Quanto às restantes equipas, espero ir recolhendo feedback de que se reinventaram e “arranjaram” um torneio para se “entreterem” durante mais algum tempo.
Despeço-me com saudações desportivas a todos e votos de “boa sorte” para os que vão disputar o apuramento de campeão. E nós… “vemo-nos” por cá e pelo programa “Pé na Bola”!
Average Rating