Fran Navarro: o quebra-recordes debaixo do olho dos grandes
Ao longo da temporada 2020/21, a posição de ponta-de-lança foi um tendão de Aquiles para a equipa do Gil Vicente FC. Na primeira metade da época, por conta de muitas lesões, Samuel Lino foi uma opção recorrente no centro do ataque, lugar que viria a ser ocupado por Pedro Marques, recrutado ao Sporting CP, em janeiro.
No entanto, o avançado português foi cedido apenas por empréstimo, pelo que no verão regressou ao clube-mãe. Nesta perspetiva, ficou desde cedo claro que Ricardo Soares iria ao mercado em busca de um número nove e Fran Navarro foi o escolhido. O avançado chegou com alguma expetativa, dado que proveio do Valência CF.
Desde então, o rendimento do espanhol tem sido superlativo. Em 30 partidas disputadas no campeonato nacional, Navarro leva 16 golos, ficando apenas atrás de Darwin Núñez (SL Benfica), Taremi (FC Porto) e Ricardo Horta (SC Braga) na lista de melhores marcadores da prova.
Tais números permitem ao nove gilista quebrar desde logo dois recordes: mais golos numa única edição do campeonato nacional. O recorde pertencia a Mario González (atualmente no SC Braga), mas há a destacar que, desta forma, Fran Navarro supera números de jogadores como Pablo Sarabia e Rodrigo Moreno (ex-Benfica). Além de tudo isso, o ponta-de-lança já é um dos jogadores da história do Gil Vicente FC com mais golos na primeira divisão do futebol nacional.
Dado a boa performance exibida ao longo da temporada, Fran Navarro começa a atrair outros olhares e no dia de hoje a imprensa espanhola dá conta do alegado interesse de SL Benfica, FC Porto e Sporting CP na contratação do espanhol. É então pouco provável a continuidade do espanhol na próxima temporada, sendo que, em caso de venda, o Gil Vicente FC já sabe que terá de repartir 50% com o Valência CF, taxa que o clube espanhol detém ainda dos direitos desportivos do jogador.
Artigo de José Luís Brito
Average Rating