Barcelos e a História da Mulher
Escondidas, oprimidas ou silenciadas, as mulheres sempre desempenharam papéis fundamentais em vários aspetos da vida social, cultural e política. Por norma, quando abrimos um livro de História, são muito poucas as figuras femininas destacadas. Como mulher, não me vejo representada!
Contudo, nos últimos anos, tem-se dado a devida atenção à valorização e reconhecimento das mulheres. É neste tema que me concentro.
Convido-te a fazer uma reflexão: quantas vezes já paraste para pensar nas mulheres que deixaram uma marca profunda na História?
Embora as narrativas sejam predominantemente masculinas, subtilmente emerge uma figura radiante da mulher, que concentra em si as mais duras batalhas do seu tempo. Isoladas e oprimidas, essas figuras femininas surgem como um desafio à narrativa histórica, questionando onde colocamos a mulher no processo histórico.
Narrar, lembrar e conhecer a história feminina é romper o silêncio que perdurou no tempo. É afirmar a sua presença na sociedade e no espaço público e, acima de tudo, valorizá-la.
A mulher, por séculos, foi vista como um sujeito a-histórico, isto é, um sujeito que pouco ou nada participou no processo histórico. Mas agora, ao escavarmos os vários capítulos, percebemos que as mulheres foram fundamentais.
Não é preciso muito. Basta parar, questionar e ouvir. E é isso que te convido a fazer!
O meu trabalho gira em torno da história feminina e do património cultural escrito no feminino. Desafio as narrativas e procuro a presença da mulher em todos os aspetos da vida. Esta missão levou-me a desenvolver roteiros feministas em Lisboa, onde desafio as viajantes, sobretudo as mulheres, a conhecerem Lisboa sob uma nova perspetiva – a perspetiva feminina.
Porém, o destino trouxe-me de volta à cidade onde nasci.
No dia 29 de setembro de 2024, irei juntar-me à Em Barcelos, uma empresa de animação turística fundada por mulheres, para dinamizar um roteiro feminino. O desafio é simples e empoderador: Onde está a mulher de Barcelos?
Para valorizar verdadeiramente a mulher, temos de lhe dar voz. Contar a sua história! É muito mais do que uma visita guiada; é uma experiência imersiva que vai além do que o turismo tradicional oferece.
A minha missão é simples: empoderar-te através da história da mulher. E a da Em Barcelos também.
Barcelos é também uma cidade mulher. É rainha, infanta, artesã, benfeitora ou poetisa. Barcelos é toda essa mulher, e toda essa mulher é Barcelos.
Podes acompanhar o nosso trabalho através das nossas redes sociais:
Instagram: @walkingtourwithvanessa
Instagram: @embarcelos.pt
Vanessa Miranda
Animação Turística | Walking Tours Feministas
Escritora de Conteúdo
Average Rating