A Feira de Velharias de Barcelos é um verdadeiro repositório de memórias e relações sociais entre gerações.
O “Campo da Feira de Barcelos” acolhe todos os meses mais de uma centena de expositores na “Feira de Velharias de Barcelos”, o que resulta num importante ponto de encontro de apreciadores de antiguidades de vários pontos do país.
Organizada pela ACOBAR – Associação de Coleccionismo de Barcelos, a Feira de Velharias de Barcelos realiza-se mensalmente no quarto domingo (e sempre que haja 5º domingo). Curiosamente, à semelhança da feira semanal de Barcelos, que se realiza no mesmo local, também aqui é possível encontrar uma panóplia de artigos para diferentes gostos e necessidades, fazendo deste evento uma referência na sua área. Livros, Cd`s, discos de vinil, joalharia, utensílios domésticos e decorativos, peças de latoaria, arte sacra, vestuário, peças de para bicicletas, motorizadas e carros, artigos militares, selos postais, brinquedos, entre outos.
Constantino Ribeiro, presidente da ACOBAR, é um dos responsáveis pelo sucesso crescente desta feira e conhece como ninguém os expositores, que atualmente ultrapassam os 150. Homem astuto e de fácil trato, é presença assídua na feira e desdobra-se com habilidade nas múltiplas solicitações dos muitos expositores e visitantes.
No meio das muitas solicitações, lá conseguimos uma “brecha” chegar à fala com ele! Relatou-nos como tudo começou, o que remete a 2002, altura em que se realizou a primeira feira, no Largo do Apoio (nas traseiras do edifício do Município), por iniciativa da Junta de Freguesia de Barcelos. Um ano depois, em 2003, mudou-se para a Praceta Sá Carneiro (junto ao tribunal), onde se manteve por mais um ano. Em 2004, a Junta de Freguesia deixou de ser a promotora e organizadora, passando essa responsabilidade para ACOBAR, que está há frente da organização até aos dias de hoje. Desde 2004 que é realizada no” Campo da Feira de Barcelos”, e o seu crescimento tem sido exponencial. No dia da nossa visita, e recorrendo à lista de presenças, diz-nos que estiveram presentes 150 expositores, oriundos de diversos pontos do país.
Barcelos é ímpar no país, sobretudo pelo número incrível de atividades realizadas por todo o concelho, pelas mais de 300 coletividades registadas. Esta feira, apesar de já ser uma referência no país, pelo número de expositores presentes e pela periodicidade que é organizada, tem também um papel fundamental no espaço público, quer pelo estímulo ao comércio local, como também pelo repositório de memórias e fomento das relações sociais entre gerações.
Márcio Fernandes
Average Rating